Oi, pessoal.
Hoje quero conversar especialmente com você que tem uma vida muuuuito atarefada. É trabalho, filho, casa para cuidar, cachorro, papagaio e periquito. E ainda tem uma MEGA tarefa que demanda um bocado de tempo: estudar para concurso. Na maior parte dos dias as 24 horas acabam sem que você tenha concluído todas as tarefas. Diante das urgências da vida cotidiana (filho doente, chefe cobrando prazo, a pia lotada de louça), o estudo sempre fica para depois.
Isso tem te incomodado, né? Afinal, como melhorar de vida de a atividade que vai te gerar esse salto está sempre ficando para um depois que raramente chega?
Já que você tem pouquíssimo tempo, vou te dar umas dicas pontuais (já que até para ler esse artigo você está de olho no relógio) para fazer seu dia render:
  1. Seja EXTREMAMENTE organizado com sua rotina do lar. Separe um dia da semana para cozinhar coisas saudáveis que são uma mão na roda na correria da semana e congele. Lanche para seu trabalho? Frango desfiado é uma boa! Faça 1 vez na semana e congele em 5 potinhos. Problema resolvido! Até pão você pode congelar para não ter que passar na padaria todos os dias (cada minuto conta, meu povo!)
  2. Vá ao supermercado no horário em que seus estudos rendem pouco ou nada. Uma sexta depois do trabalho foi a minha escolha. Depois, premie-se com um delivery bem gostoso (não dá trabalho, quase não suja louça para sábado de manhã  e você fica alegrinho!).
  3. Evite ter que ir mil vezes ao supermercado porque esqueceu alguma coisa. FAÇA UMA LISTA NO COMPUTADOR FIXA DE TUDO O QUE PRECISA NA SEMANA. Imprima toda semana e só complete o número que precisa de cada item. Nada de ter que fazer a lista toda semana! Nada de ter que voltar porque esqueceu um item. TEMPO PERDIDO! Ah… se tiver supermercado e/ou hortifrutti que entreguem em casa, aproveite!
  4. Converse com o marido/esposa/filhos sobre o projeto de vida que também é deles: sua aprovação. Explique como será maravilhoso quando passar e como todos serão beneficiados. Aproveite e conte como isso vai demandar esforço e tempo e peça a ajuda deles na empreitada. Se seus filhos forem grandinhos, podem ajudar nas tarefas domésticas, assim como o cônjuge. O projeto é DE TODOS VOCÊS. É importante deixar isso claro.
  5. Separe um horário no final de semana para dar atenção à família e amigos. Uma estratégia que eu uso na maior cara de pau é MARCAR DE ENCONTRAR TODO MUNDO DE UMA VEZ SÓ. Pai, mãe, tios, primos, sogro, sogra, amigas… Assim, não tenho que comparecer a vários encontros. Um lanche ou almoço no domingo resolve (mesmo que gere uma baguncinha na sua casa). Não precisa ser toda semana. Cada um pode levar um prato. Os mais chegados podem ajudar a arrumar a bagunça. O resultado tem sido positivo. Todo mundo que convivo acaba fazendo amizade! J
  6. Separe um tempo para seu amor e seus filhos. Um tempinho só para eles é fundamental para o bem-estar de todo mundo da casa, né? Já agende um dia e hora no final de semana e respeite esse horário. Com todo mundo se sentindo prestigiado, as chances de você conseguir ajuda e compreensão ficam maiores. REFORÇO: TENHA HORÁRIO PARA ESSE LAZER. Sem hora marcada, você pode ou acabar estudando o dia todo e os deixando de lado ou curtindo com eles o dia todo e deixando de estudar. Use o tempo em que estiver mais descansando para estudar, ok? A gente consegue com mais facilidade se divertir cansado do que estudar cansado.
  7. Reduza a quantidade de decisões que tem para tomar diariamente. Perdemos um tempão com decisões cotidianas… a roupa que vamos vestir para trabalhar, o cardápio do jantar e qual matéria estudar no dia. ALERTA DE PERDA DE TEMPO. Separe a roupa do trabalho na noite anterior. Tire algumas horas e crie cardápios para várias semanas e os alterne. TENHA UM CRONOGRAMA DO QUE VAI ESTUDAR EM CADA DIA DA SEMANA. Nada de sentar para estudar e ficar decidindo o que fazer, perdido em meio a pilhas de PDFs. Se você tem só 2 horas por dia, vai perder metade do tempo tomando decisão e a outra metade questionando essa decisão. TENHA UM PLANO CLARO! Lema: Executar é mais rápido do que planejar + executar.
  8. Dormir é uma das prioridades. Evite ficar jogado no sofá até altas horas vendo TV. Tenha uma atividade de lazer diária (TV, leitura, papo com alguém) para aliviar a cabeça, mas lembre-se de que nada é mais revigorante para mente e corpo do que DORMIR. Não perca hora de sono por bobagem.
  9. Reduza os estímulos. Quando eu tinha um edital na praça, naqueles intervalinhos de 15 minutos entre uma matéria e outra, eu gostava de deitar no silêncio, fechar os olhos e respirar fundo. Nada de conversa. Nada de TV. Apenas um tempo para “baixar a pressão” e descansar a mente. O mundo é um bombardeio de estímulos (sons e imagens). Se o cérebro está sobrecarregado, cessar os estímulos por alguns minutos é um bálsamo.
  10. Comece a estudar MUITO ANTES do seu edital. Com pouco tempo para se dedicar aos estudos, é natural que a carga horária seja mais diluída ao longo dos meses. Dessa forma, não deixe para a última hora.
  11. Divida o volume total de matérias em ciclos (com metade ou 1/3 das disciplinas). Se você tem 15 matérias e 2 horas por dia, é loucura começar com as 15. Quando finalizar as matérias de um ciclo, coloque-as em FASE DE MANUTENÇÃO (ou seja: 1 vez por semana, em sistema de revisão cumulativa). Com o tempo que sobrar da redução da carga horária das matérias finalizadas, insira matérias do ciclo novo.
  12. Evite atividades de estudo que tomem muito tempo. Não assista a todas as videoaulas (só veja as dos temas que tenha mais dificuldade) e não faça resumos longos (prefira grifos e pequenos esquemas).
  13. Seja assíduo para evitar o retrabalho (você mal tem tempo para o trabalho!). Um furo no cronograma implica em mais dias para matar uma aula, que implica em revisões mais espaçadas, o que implica em lembrar menos do conteúdo nessas revisões, o que implica em demorar mais para revisar… entendeu o ciclo vicioso, né?
  14. Não seja perfeccionista. Não temos tempo para isso. Um pouco de louça na pia e uma casa meio bagunçada não vão te prejudicar tanto quando um cronograma atrasado.
  15. Se não seguiu as dicas acima e está no pós-edital querendo saber o que estudar para conseguir fazer a prova sem apanhar demais (LEI DO DESESPERO / NÃO É O IDEAL, OK?):
  • Priorize a leitura da lei seca e dos resumos dos professores no fim das aulas;
  • Faça cerca de 30 questões por aula para ter uma noção de como o tema é cobrado (já que não terá tempo de fazer tudo);
  • Revise (mesmo que para ter tempo tenha que cortar alguns capítulos). Não adianta estudar e esquecer. Se estudou, tem que acertar;
  • Se não houver mínimo por matéria, ignore disciplinas que você não tenha nem começado e que já sabe que tem muita dificuldade CASO ELAS TENHAM UM PESO RIDICULAMENTE BAIXO;
  • Peça dicas aos professores sobre os capítulos que caem menos (corte esses assuntos sem dó);
  • NUNCA MAIS DÊ UM MOLE DESSES, combinado?
Se você tem algum macete para otimizar a vida, colabore com os colegas deixando a dica nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *