PARA QUEM AINDA NÃO TEM A MENOR IDEIA DO QUE É A REVISÃO CUMULATIVA, DÊ UMA OLHADA NO LINK ABAIXO (ARTIGO COMPLETÃO, COM VÍDEOS E TUDO) PARA QUE VOCÊ POSSA ACOMPANHAR O ARTIGO DE HOJE TRANQUILAMENTE. 🙂
Oi, genteee!
Vamos falar um pouquinho sobre técnicas de estudo hoje?
Fiz uma postagem no meu instagram (@profa.gabiknoblauch) e recebi algumas perguntas. Vou responder por aqui, ok? O post foi este:
Sim… meus esqueminhas são bem precários em termos de beleza! rs
A dúvida foi no item “Mín 1 aula inteira em 1h30 de estudo (salvo raras exceções)”.
Pessoal, a revisão cumulativa tem 2 vantagens:
1 – NÃO TE DEIXA CHEGAR À AULA 10 SEM QUALQUER LEMBRANÇA DA MATÉRIA VISTA DA AULA 08 PARA TRÁS. Acaba com seu problema de esquecimento e com a enorme quantidade de RETRABALHO que é estudar algo já visto como se fosse novidade (só porque você não conseguiu se organizar para revisar bem).
PS: Você acha que revisar atrasa? Experimente o retrabalho citado acima e você verá o que é atraso de verdade.
2 – É UM TREINO DE PÓS-EDITAL. Entenda: Se você NUNCA na sua vida conseguiu revisar em 2 meses o seu edital, o que te faz acreditar que você vai conseguir magicamente depois que o edital sair? Pode ser que dê certo? SIM! Pode ser que dê errado? GRANDES SÃO AS CHANCES!
Tudo que é importante para nós, que gerará muita dor de cabeça se der errado, demanda um bom planejamento, concorda? A gente não quer dar mole com coisa séria! Nem todas as variáveis são controláveis. Ok. Façamos as pazes com isso. Entretanto, HÁ MUITAS VARIÁVEIS RAZOAVELMENTE CONTROLÁVEIS! E cabe a nós, para termos as rédeas de nossas vidas nas mãos o máximo possível, CONTROLARMOS E PLANEJARMOS O QUE FOR POSSÍVEL.
Resumindo: Se você consegue fazer essa power revisão antes de o edital sair, TUDO INDICA que você tirará o pós-edital de letra. Lembrando que o edital é sempre uma surpresa e você tem que ter margem para administrar qualquer “gracinha” que a banca inventar! Entrada de matéria nova bizarra no edital? Imponderável! Capacidade de revisar as matérias certas de ponta a ponta com qualidade em um curto período de tempo? Variável controlável. Depende só do seu planejamento pré-edital e esforço!
Dito isso, o que indico para meus coachees em suas revisões cumulativas é tentar revisar NO MÍNIMO 1 aula inteira dentro de 1h30 de estudo.
“Mas Gabi… isso é impossível!!!!!!”
Não é. Depende de treino de velocidade para conseguir e de um bom estudo prévio da Aula (leitura atenta + grifos + esquemas+ + revisão fio da meada + decoreba em doses homeopáticas + muitas questões + caderno de erros).
Tenho váários alunos que fazem numa boa 2 ou 3 aulas (em revisão) inteiras em 1h30.
OBS: Em regra, estipulo 1h30 para cada matéria do dia para meus coachees. Segue o esqueminha:
Sem dotes artísticos… sorry!
“E quais são as exceções?”
O importante é equilibrar VELOCIDADE e QUALIDADE. Pensando nisso, sei que há aulas muito longas (ex: Aulas demo, 01 e 02 de D. Constitucional) e outras que o aluno pode ter dificuldade. Nesse caso, o aluno pode tocar a revisão mais devagar nos pontos que julgar mais tensos.
Fazendo a revisão cumulativa desde sempre, o momento pós-edital fica MUITO MAIS TRANQUILO!
Abs
Gabi