Pense naqueles viciados em jogo que vemos em filmes e documentários. Com fome, com sede, com sono, sem dinheiro… mas a criatura continua lá… jogando! Agarrada na máquina caça-níqueis!

“Só mais um pouco, só mais uma vez, só mais uma tentativa, algo incrível vai acontecer enquanto eu estiver aqui tentando…”.

Já era! A pessoa está PRESA.

E qual é a regra número 1 do cassino? A CASA SEMPRE VENCE.
Em outras palavras: O JOGO É FEITO PARA VOCÊ FICAR VICIADO, PERDER E CONTINUAR VICIADO.
Sempre acho que a compreensão do nosso processo mental é a CHAVE para quebrar padrões de comportamento que são MUITO DIFÍCEIS de abandonar. Você sabe que exagera, que é nocivo, MAS NÃO LARGA.
E NÃO LARGA POR QUÊ? Aqui está o ponto central!
Porque o celular e as redes sociais FORAM FEITOS COM O OBJETIVO DE VICIAR. Desde a escolha das cores, ícones até o pico de dopamina a cada like recebido. Tudo foi pensado por mentes realmente brilhantes para te viciar no mesmo jeitinho que a bebida ou a cocaína. Sem exagero. Inúmeros estudos científicos provam isso.
Ocorre em seu cérebro uma descarga de neurotransmissores. A fonte é psíquica e não física, como com outras drogas. Cada curtida é um afago, um selo de aprovação, uma validação de quem você é e da sua vida. E quem não gosta disso? O celular está sempre acessível e SEMPRE apresenta novidades (algo que nosso cérebro ADORA). Fofocas, notícias, interação com pessoas. Várias carências podem ser temporariamente adormecidas enquanto você está ali, absorto. Cada like, um alívio. Quase um abraço.
O sistema das redes foi baseado no base no experimento “Caixa de Skinner”, criado pelo psicólogo americano Burrhus Frederic Skinner. Resumidamente, ele considera que as consequências de uma ação podem influenciar a probabilidade de você repeti-la ou não. Postou foto e ganhou like? Hum… gostei. Vou postar outra para ganhar outro like. Hum…gostei. Vou postar outra para ganhar outro like. Hum… JÁ VIU, NÉ?
Para os curiosos, a experiência de Skinner foi assim: ele colocou um ratinho dentro de uma caixa com uma alavanca. Quando o bichinho a pressionava, saia água (coisa que ele queria), mas só às vezes. Daí o ratinho ficava maluco, coitado. Pressionava a alavanca até ganhar o prêmio dele que – em algum momento – ele sabia que viria. ESPERANÇA. Ele era movido pela expectativa, pela esperança de um evento positivo.
Até o conteúdo do que aparece para você é selecionado de acordo com suas preferências. Com o tempo de uso, você só vê o que concorda, o que gosta. Só isso é apresentado. Fica AINDA MAIS GOSTOSO ficar horas mergulhado ali. É o ESCAPE PERFEITO para o estresse do cotidiano. Pronto! 10 X 0 para Zuckerberg e cia!
Não pense que não uso ou não gosto de redes sociais. EU SOU VICIADA TAMBÉM E JÁ FUI MUITO PIOR. Como grande parte do meu trabalho é online, essa é a desculpa perfeita para ficar agarrada no celular o tempo todo.
REDE SOCIAL É UM NEGÓCIO. UM NEGÓCIO. Não foi criada para te distrair. Isso é o meio. O fim é GERAR $$$ (não para os usuários, em regra).

Eu não vejo mal alguma nisso. Se você sabe que está se entretendo e ao mesmo tempo sendo exposto a muito publicidade e manipulação mental de todo tipo, ok. Se você SABE DOSAR E FILTRAR, a rede social é uma diversão barata. Show! O problema é quando você mergulha nisso e não consegue parar. Dependência digital já é reconhecida como DOENÇA.

Além da doença da dependência em si, há uma série de outras doenças associadas, como depressão e ansiedade.
MAS COMO REDUZIR O USO DAS REDES A UM NÍVEL SAUDÁVEL?
Eu estabeleci horários de uso. Quando passa daquele horário que estipulei, o celular fica DESLIGADO. No começo foi tenso me acostumar. Parecia que algo GIGANTESCO iria acontecer e eu seria a única do mundo a não ficar sabendo. Dá uma sensação de isolamento total. Eu me sentia o Wilson! kkkk

MAS EU ME ACOSTUMEI. E VOCÊ VAI SE ACOSTUMAR TAMBÉM!
Tenho 2 dicas:
1) LISTE TUDO O QUE VOCÊ PERDE POR FICAR TEMPO DEMAIS NO CELULAR. COLE NA PAREDE.
2) TENHA REGRAS CLARAS.
Está com seu amor? DESLIGUE O CELULAR!
Está comendo? DESLIGUE O CELULAR!
Está deitando para dormir? DESLIGUE O CELULAR!
Verá um filme ou série? DESLIGUE O CELULAR!
Vai estudar? DESLIGUE O CELULAR!
Escreva as regras se for necessário e se comprometa com quem mora com você. Eu, por exemplo, jurei para meu marido que meu celular não entra no quarto. PONTO!
Quais são as suas regras?
Bjs
Gabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *