Oi, gente! 🙂

Estou de volta para concluirmos o papo de terça passada. Falamos sobre input, output e caderno de erros. Agora vamos conversar sobre os conceitos de estudo ativo e passivo.

ESTUDO ATIVO: VocĂȘ age. Ex: resolução de questĂ”es e ensinar alguĂ©m.

ESTUDO PASSIVO: VocĂȘ sĂł “recebe”. Ex: assistir videoaulas.

É espantosa a quantidade de alunos que opta apenas pelo estudo passivo. Isso acontece porque esse tipo de estudo tem 2 características que muita gente ama:

1 – Cansa menos

2 – DĂĄ a – normalmente falsa – impressĂŁo de que vocĂȘ aprendeu tudo

Alguns alunos passam ANOS estudando apenas por videoaulas. Resultado? Nada da aprovação. Infelizmente, uma boa preparação demanda o equilíbrio entre estudo ativo e passivo.

VIDEOAULAS: COMO USAR?

As videoaulas são sim MUITO ÚTEIS se usadas com sabedoria.

Assista videoaulas em 2 situaçÔes:

1 – Para “quebrar o gelo“ com uma matĂ©ria nova e que vocĂȘ esteja tendo dificuldade desde a primeira pĂĄgina da aula demo.

2 – Para te desagarrar em pontos complicados ao longo do curso.

Ex: VocĂȘ estava seguindo alegremente pelo seu PDF e tudo estava correndo bem. De repente, vocĂȘ começa uma aula que estĂĄ atipicamente complicada. Assista uma videoaula sobre o tema para agilizar seu estudo do PDF. Note que vocĂȘ gastaria mais tempo quebrando a cabeça para entender o PDF do que fazer o combo PDF + videoaula. Nesse caso, vale super a pena usar o combo.

Indico, portanto, um USO PONTUAL das videoaulas.

Os PDFs jĂĄ possuem todo o conteĂșdo que vocĂȘ precisa dominar para arrasar nas provas. Assistir Ă s videoaulas de algo que vocĂȘ consegue aprender no PDF Ă© como um retrabalho. Seu foco deve ser o material escrito (completo e mais rĂĄpido de estudar).

Use-as com moderação.

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

NĂŁo raro vocĂȘs me perguntam se Ă© melhor concluir todo o curso em PDF para entĂŁo resolver questĂ”es.

A resposta é sempre NÃO! Resolva questÔes desde o início da sua vida de concurseiro.

A motivação da pergunta quase nunca Ă© uma dĂșvida real. É o aluno querendo a minha validação para que ele aja de acordo com o PAVOR que ele tem de resolver as questĂ”es e perceber que nĂŁo entendeu foi nada e que ainda estĂĄ muito longe da aprovação. NĂŁo posso fazer isso com vocĂȘs!

Como superar o medo de resolver as questÔes?

Quando eu tinha uns 7 anos cismei que tinha um fantasma debaixo da minha cama. Toda noite era um tormento. Eu fiquei refém do medo. Um dia eu cansei de viver assim. Eu SABIA que não tinha nada, mas o medo confundia meus pensamentos. Um dia, no meio de noite, levantei e deitei EMBAIXO DA CAMA por alguns minutos. TERAPIA DE CHOQUE! Depois de um tempinho vi como estava sendo boba por estar com medo, deitei na cama de novo e nunca mais pensei no fantasma. Foi uma libertação!

ConclusĂŁo: EstĂĄ com medo das questĂ”es? A sensação nĂŁo vai passar enquanto vocĂȘ nĂŁo usar o “mĂ©todo da  exposição”. Coloque-se cara a cara com o medo. SĂł assim vocĂȘ terĂĄ sossego mental.

Arranque o band-aid de uma vez, amigo! Estude toda a aula (nĂŁo o curso todo!) e – ao final – resolva uma gordinha bateria de questĂ”es sobre o tema. Nada como um % ruim para tomar vergonha. Nada como um % bom para dar confiança. De qualquer forma, vocĂȘ lucra!

ENSINE

Quando estamos lendo (ou vendo videoaulas), normalmente concordamos com o professor escreve/diz e vamos tocando a matéria. Se hå alguma dificuldade nessa fase, pode passar despercebida.

Para evitar descobrir que sua compreensĂŁo nĂŁo foi lĂĄ das melhores sĂł quando terminar a aula e começar as questĂ”es, opte por dividir a teoria em blocos e a cada etapa concluĂ­da pare e dĂȘ uma aula sobre o que leu. Para quem? Para as paredes, para seu cachorro… tanto faz. Nossa capacidade cognitiva Ă© MUITO MAIS exigida quando ensinamos algo (fale em voz alta, ok? Como uma aula mesmo!) do que quando lemos ou ouvimos a matĂ©ria. Trata-se de um estudo bastante ATIVO (bem mais eficiente do que o estudo passivo).

Qualquer deficiĂȘncia no entendimento e retenção do conteĂșdo ficarĂŁo bastante perceptĂ­veis quando começar a falar e, de repente, nĂŁo conseguir continuar. “Poxa… mas eu jurava que havia entendido tĂŁo bem!”. Quem nunca? Melhor saber o quanto antes que o assunto nĂŁo estava tĂŁo claro/fixo na mente como parecia.

JĂĄ começou a estudar seu PDF e lĂĄ pelo meio de uma aula looonga vocĂȘ “travou”? O assunto nĂŁo fica confuso do nada. Isso ocorre – em regra – quando a retenção e o entendimento foram fracos desde o inĂ­cio da aula e vocĂȘ nĂŁo notou. Em determinado momento, vocĂȘ precisou das informaçÔes anteriores para seguir adiante. Como dĂșvidas e inconsistĂȘncias se acumularam ao longo da aula, na hora de fazer uso do que foi aprendido, a “bola de neve da compreensĂŁo parcial” te atropelou. Quando isso acontecer, experimente estudar o PDF em blocos e se dĂȘ uma aula a cada bloco concluĂ­do. Tudo vai clarear.

Bons estudos!

Gabi

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