Hoje o concurseiro tem à disposição uma profusão de ferramentas de medição de desempenho. Quanto à carga horária cumprida, cronômetros, aplicativos e até sites de questões resolvem o problema com precisão. Outra fora de quantificar o aprendizado é o % de acerto nas questões. Classificação em simulados e concursos também é outra maneira de saber como os estudos estão caminhando.
Mas, cá entre nós, não bate aqueeeeela sensação de que há alguma informação faltando? Um dado escondido, menos óbvio, menos quantificável, mas absolutamente crucial para o seu ajuste fino?
Vamos lá, por partes e com carinho:
São perguntas importantes:
  • Quantas horas líquidas você faz por dia?
  • Você consegue fazer isso todos os dias? Caso não, faz com que frequência?
  • Qual é seu % de acerto em cada matéria? E em cada capítulo/aula de cada matéria?
  • Esses % estão caindo com o tempo, estão estacionados ou estão subindo?
São perguntas MUITO MAIS importantes:
Você sente que controla seu estudo ou se sente soterrado?
Comentário: Se você não tem um plano, não sabe com precisão se está adiantado ou atrasado (e só dá para saber isso se você fixou um referencial – ou seja – se criou metas mensais de volume). Você escolhe o que vai estudar no dia TODOS OS DIAS? Uma decisão ao dia? Sem norte? Com base no pavor do momento? Algo anda mal.
Sua carga horária está bem distribuída? Seu cronograma RENDE?
Comentário: Não adianta estudar demais se seu cronograma não tem LÓGICA alguma. É preciso conjugar alguns fatores, citados abaixo, para que seu cronograma RENDA de verdade, proporcionando avanço concomitante das disciplinas, revisão permanente e cumulativa e manutenção da concentração pela maior quantidade possível de tempo.
São os fatores a considerar na criação do cronograma:
– Volume total da disciplina (ou seja, número total de aulas do curso daquela matéria)
– Conhecimento prévio da matéria (ou a falta de)
–  Dificuldade/facilidade da matéria
– Alternar matéria de leitura com as de cálculo, as que está avançando com as que está revisando com as que está resolvendo questões (isso torna o estudo mais dinâmico ao longo do dia e ajuda a manter a concentração alta).
Quais medidas você já tomou para elevar seu % de acerto? Funcionaram? Caso não tenha funcionado, qual será seu próximo passo para resolver o problema?
Comentário: Não importa NADA quantas horas por dia você estuda se você não está vendo o % acerto subir. Para passar você não entrega seu “ponto de estudos” para o fiscal. Você marca o X no lugar certo. That´s it! FOCO NA MISSÃO! Qual é a missão? MARCAR O X NO LUGAR CERTO MAIS VEZES DO QUE OS CONCORRENTES. FIM DE PAPO!
Posso dar uma dica? Faça o caderno de erros… sério mesmo! Clica no vídeo abaixo e depois me conta se sentiu diferença.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/video-caderno-de-erros-como-fazer-quando-usar/
RESPONDENDO A PERGUNTA DO TÍTULO DO ARTIGO
Para saber se está evoluindo de verdade, observe:
1- Seu % de acerto… mas não só aquele que você calcula no fim da bateria de estudos com a matéria fresca na cabeça e sim o que você consegue fazer nas suas revisões cumulativas (se você não está refazendo as questões mais tensas nas cumulativas, observe o quanto você lembra da matéria quando lê seus grifos e caderno de erros nessas revisões).
ISSO SIM REFLETE COM MAIS PRECISÃO COMO ESTÁ NO MOMENTO E COMO PROVAVELMENTE ESTARÁ NO DIA DA PROVA.
Não sabe do que estou falando??? SOCORRO! Clica aqui:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tira-duvidasudo-sobre-revisoes/
2 – Se está conseguindo concluir seu edital ou pelo menos chegar bem perto disso. Se está agarrado eternamente nas aulas 0, 1, 2 e 3… HOUSTON, WE HAVE A PROBLEM!
Clica aqui, amore: https://www.youtube.com/watch?v=a-uJiFFgEvY&t=1s
3 – Se suas notas nas discursivas (façam curso COM CORREÇÃO!!!!) estão melhorando. Para isso, sempre espere uma correção chegar antes de fazer outro texto. Assim, você poderá colocar em prática tudo o que aprendeu com erros anteriores.
VIGIE A AUTOENGANAÇÃO! ELA É TENTADORA! GRÁFICOS EM APLICATIVOS NÃO CONTAM A HISTÓRIA TODA.
Abs
Gabi
Coach Estratégia Concursos

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